sexta-feira, 19 de março de 2010

Assú, como toda cidade interiorana, tem a tradição das conversas noturnas nas calçadas. É realmente muito gostoso bater um bom papo sob a brisa noturna, um alívio para corpo e mente após o calor intenso do dia. É comum também encontramos sentados às portas de suas casas casais idosos apenas contemplando o céu, geralmente com poucas nuvens e lotado de estrelas. Talvez estejam compartilhando, um com o outro, lembranças de quando eram mais jovens, saudades de amigos e parentes que já se foram. É uma pena que esses momentos estejam fadados a também figurar apenas em nossas memórias em alguns anos, já que a paz e o sossego das ruas assuenses estão sendo mortos, dia após dia, a drogas e a balas.

Toda semana há mortes em Assú. Quase sempre as vítimas são adolescentes ou jovens adultos. E a quem podemos apontar como culpado desse problema? É muito fácil dizer que a polícia é ineficiente. E eu concordo quando se diz que os policiais no Brasil são subvalorizados. Em todo o nosso país, esses homens e mulheres ganham mal e são pouco equipados para tentar nos proteger. As condições de trabalho são mesmo ruins. Mas isso não é de hoje. Não pode ser essa a causa isolada da insegurança pública que vivemos. E não é.

Humildemente exponho a minha opinião: a culpa maior é das famílias. Rica ou pobre, uma família desestruturada é uma fábrica de problemas. Há pais que acham que colocando comida dentro de casa e garantindo um teto já cumprem integralmente com sua função. Mal sabem que ignoram o mais importante. Não percebem que precisam cultivar com seus filhos, dia após dia, os bons valores morais. E isso se dá conversando, dando carinho, cobrando que cumpram suas responsabilidades e sabendo dizer não quando necessário.

Não é fácil ser pai ou mãe. Mas, certamente, muito mais difícil que educar deve ser perder um filho para as drogas.


Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -