quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ontem (17) a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro, ambos do PT norte-rio-grandense, foram entrevistados no programa Panorama do Vale*, apresentado pelo jornalista Rodrigo Medeiros e por Nelson Dantas, na rádio Princesa do Vale, de Assú/RN. As entrevistas foram por telefone. No estúdio, diversas lideranças do PT regional, tais como o vice-prefeito do Assú, Alberto Luís Trigueiro, Joíldo Lobato, José Valdir e Paulo Morais.

Tanto Fátima quanto Mineiro aproveitaram a oportunidade para agradecer os apoios recebidos na região durante a campanha. Fátima agradeceu especialmente ao prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, também petista. “Leonardo foi um gigante”, afirmou.

Entre os muitos pontos interessantes das duas entrevistas, alguns merecem maior destaque:

PEC 300

Fátima Bezerra reassumiu o seu compromisso com a defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, que cria o piso nacional de policiais militares e civis e de bombeiros militares. No entanto, defendeu a posição do governo federal de consultar primeiro os governadores eleitos.

Presidência da Câmara Federal

A deputada lembrou que há um compromisso entre PT e PMDB que estabelece um “rodízio” entre as legendas na presidência da Câmara e do Senado, durante o governo Dilma Roussef.

Questionada se aderiria ao movimento que se articula na bancada potiguar de apoio ao nome de Henrique Alves para a presidência da Câmara, Fátima afirmou não ter dúvidas de que Henrique é um excelente nome, mas que seguirá a determinação de seu partido, por uma questão de coerência.

Eleições 2010

Deputada federal mais votada do Rio Grande do Norte, Fátima atribui seu expressivo desempenho nas urnas como fruto do seu trabalho junto aos movimentos sociais e na defesa de causas como a educação e a saúde.

Sobre o fraco desempenho de seu partido no mesmo pleito eleitoral, só tendo elegido um deputado estadual, Fernando Mineiro, com votos de legenda, Fátima apontou o grande número de candidatos como motivo.

Eleições 2012

O deputado Fernando Mineiro disse que o planejamento de 2012 tem que começar agora, “até para que não sejam cometidos os mesmos erros cometidos em 2008”.

Mineiro defendeu que o Partido dos Trabalhadores tenha candidatura própria não só em Natal, mas também pelo interior. Questionado se colocaria seu nome para a disputa, Mineiro afirmou que defende um projeto coletivo, e não pessoal. “O Partido tem que pensar coletivamente. Não se trata de um projeto pessoal, mas de partido”.

Fim da reeleição na Assembleia Legislativa do RN

Presidente da Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Mineiro deu parecer favorável à matéria, de autoria do deputado estadual José Dias (PMDB), que propõe o fim da reeleição para presidência da Casa.

O deputado informou que na audiência de ontem à tarde foi formada a Comissão Especial responsável por analisar o projeto. São eles: Leonardo Nogueira (DEM), Márcia Maia (PSB) e Walter Alves (PMDB). Getúlio Rêgo (DEM), Gustavo Carvalho (PSB) e José Dias (PMDB), integram também a Comissão, como suplentes.

Em até 30 dias os deputados devem emitir parecer para que a matéria seja votada. Na audiência de hoje deverão ser escolhidos o presidente e vice-presidente da comissão.

A expectativa de Mineiro é que a matéria seja votada ainda este ano.

*O Panorama do Vale é transmitido ao vivo de segunda à sexta, das 18 às 19 horas.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -