quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Há um mal invisível, que ronda a todos nós, esperando apenas o momento certo de atacar. Acontece que esse tal “momento” só pode ser concedido ao inimigo por nós mesmos ou, em alguns casos, por uma fatalidade. Diante de tais circunstâncias parece muito simples evitar a derrota, mas a realidade é outra: apenas no ano passado a AIDS matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.

Hoje (01/12) é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. No Brasil, cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV. Desse total, o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 250 mil nem ao menos saiba que está infectado.

Se você baixou a guarda em algum momento de insensatez; se desconfia de seu parceiro ou parceira ou acredita que por algum motivo pode ter sido infectado por acidente (tipo, fazendo uma tatuagem sem as devidas condições de higiene ou compartilhando seringas), faça o teste. Ele é gratuito, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Caso conheça alguém nessa situação, incentive-o a fazer o exame.

Conviver com a AIDS no Brasil, país com uma das melhores políticas de combate à síndrome no mundo, é possível. A vida é uma dádiva preciosa demais para ser desperdiçada por vergonha ou constrangimento.

Nunca é demais lembrar: faça sempre sexo seguro (use camisinha) e tenha cuidado ao utilizar agulhas e seringas (nunca as reutilize ou compartilhe).

Erradicar a AIDS é possível. E a melhor arma para isso é o bom senso!

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -