terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As previsões de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste chegam a pouco mais de 8% este ano. Mas, de acordo com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste, o Rio Grande do Norte deverá ter um desempenho menor, especialmente por conta de perdas no setor agropecuário.

Abaixo da média também deverá ser o crescimento dos estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia.

No caso do RN, fatores climáticos contribuíram decisivamente para os acentuadas danos à produção.

Leia a matéria completa no jornal Tribuna do Norte de hoje ou clicando aqui.

O que eu acho?

Falando especificamente sobre o Vale do Açu, os problemas climáticos dos últimos três anos foram decisivos para que a economia local sofresse um considerável decréscimo. Atuante na região, a multinacional Del Monte, por exemplo, que no auge de sua produção embarcava para o exterior dois milhões de caixas de banana/ano, demitiu mais de mil funcionários após as enchentes de 2008 e 2009. A medida refletiu imediatamente no nosso comércio e em setores como o de serviços.

O ano de 2010 foi marcado na agricultura pelo fenômeno denominado “seca verde”, que é quando chuvas irregulares são suficientes para manter a vegetação nativa verde, mas não para salvar as plantações.

Para 2011 já se fala em fortes chuvas. Segundo os técnicos da Emparn, há risco de novas enchentes.

Espera-se que hoje a governadora eleita Rosalba Ciarline divulgue uma nova listagem de secretários, dentre eles o que comandará a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE). Nos bastidores da política, destacam-se dois nomes entre os mais cotados para o cargo: o do deputado federal Betinho Rosado e o do deputado estadual José Adécio, que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições.

Seja quem for o novo secretário da SAPE, é bom que esteja - intelectual e psicologicamente – preparado.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -