segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) alerta: o inverno para a região do semiárido do Rio Grande do Norte será acima da média (700mm a 800mm por ano, na região do Vale do Açu, e 800mm a 900mm no Oeste). Há algumas semanas, a previsão era de um acumulado de chuvas de normal à acima da média.

Os dados disponíveis até agora indicam grandes possibilidades de enchentes e rápida “sangria” dos grandes reservatórios, a exemplo dos anos de 2008 e 2009. Segundo as previsões, o maior volume de chuvas nessas duas regiões se dará entre os dias 15 de março e 15 de abril.

Para a Emparn, as informações indicam que as autoridades governamentais, população e produtores das regiões dos vales do Açuu e Apodi precisam se planejar rapidamente, de modo a evitar ou reduzir problemas com o rigoroso inverno.

A orientação aos agricultores é que mesmo diante desse prognóstico, é preciso esperar mais alguns dias até que as chuvas típicas dessa época se tornem mais frequentes. Ou seja, não plantar até meados de fevereiro. E quando iniciarem o plantio, evitar as vazantes e margens de rios, sob pena de perderem tudo em decorrência das cheias.


Com informações da edição de hoje do jornal Tribuna do Norte

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -