terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A ordem de serviço para a construção da Barragem Oiticica será dada logo após o carnaval, afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, à governadora Rosalba Ciarlini durante reunião ocorrida hoje (22) em Brasília. Um dia antes a presidente Dilma Rousseff anunciou em Sergipe, durante o 12° Fórum dos Governadores do Nordeste, que a obra que poderá conter as enchentes do Baixo-Açu é prioridade para o governo federal.

Rosalba assegurou que o governo do Estado assumirá a contrapartida do projeto, onde serão investidos cerca de R$ 280 milhões. "Estamos prontos para ver essa obra concretizada", disse a governadora. Com capacidade para armazenar mais de 640 milhões de metros cúbicos, a barragem será construída no município de Jucurutu. Há no projeto um canal para a integração das principais barragens do Seridó. Para o governo essa será a solução definitiva para o abastecimento de várias cidades como Currais Novos, por exemplo.

O diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes, participou da reunião e ressaltou que há um estudo sobre as enchentes no Vale do Rio Piranhas/Açu, encomendado pela Defesa Civil, que recomenda comportas nos reservatórios de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves, à exemplo do que foi feito em Castanhão, no Ceará, que tem capacidade para 6 bilhões e 700 milhões de metros cúbicos.

A barragem de Oiticica já foi licitada. Com a ordem de serviços, a obra pode ser iniciada dentro de uma semana, segundo previsão dos técnicos. A conclusão deve ocorrer em 3 anos.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -