quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta quinta-feira (17) com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Na oportunidade foram discutidas as prioridades do Governo do RN em relação às obras ligadas ao Ministério da Integração Nacional, nas áreas de recursos hídricos e irrigação. Duas prioridades se destacaram: a transposição do Rio São Francisco e a construção da Barragem de Oiticica.

Segundo o Ministro, tudo está sendo feito para que a transposição do São Francisco esteja pronta até setembro deste ano. “O compromisso do Governo Federal é licitar as obras de complementação da transposição do Rio São Francisco até o final deste ano. É uma obra relevante, com investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão e que vai assegurar o abastecimento e a irrigação no estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Com relação à Barragem de Oiticica, Bezerra explicou que aguarda uma análise da obra que está sendo feita pela equipe do governo estadual. A governadora se comprometeu a levar às informações pessoalmente à Brasília na próxima terça-feira (22). “Queremos saber se a obra será tocada pelo Governo do Estado ou pelo DNOCS. O fato é que esta obra é uma das prioridades do Ministério da Integração Nacional, que demanda recursos na ordem de R$ 300 milhões e complementam duas grandes obras incluídas no PAC da Infraestrutura, dentro da área do Ministério da Integração” concluiu Fernando Bezerra.

Rosalba Ciarlini mostrou preocupação com as áreas de risco de inundação, caso se confirmem as previsões de um período chuvoso com precipitações acima do normal. “Iremos sofrer novamente com as enchentes. Uma dessas áreas é exatamente a que precisa da Barragem de Oiticica para acabar com as cheias do Rio Piranhas/Açu”, disse. A Governadora se mostrou satisfeita com a reunião: “O Ministro garantiu que estará presente com ações e com meios para que possamos superar essas dificuldades. O que me animou também foram os projetos de irrigação que estamos desenvolvendo. Todos eles serão atendidos pelo Ministério e com certeza será um instrumento para gerar emprego e renda”.

Rosalba destacou ainda a Barragem de Santa Cruz, cujo perímetro de irrigação terá as obras iniciadas pelo DNOCS; a Barragem de Umari, que não tem perímetro de irrigação e vários outros reservatórios que precisam de obras para favorecer o uso de suas águas. “Nós temos um potencial imenso, precisamos dar continuidade às adutoras, executar novos projetos e assim gerar milhares de empregos e renda para o nosso Estado”, finalizou.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -