sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Polêmico o caso do estudante Antônio Gomes da Silva Filho, aprovado em primeiro lugar no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que teve sua matrícula cancelada hoje (18) devido a uma suposta fraude.

O rapaz foi beneficiado com o argumento de inclusão, que dá peso diferente à pontuação obtida por alunos egressos de escolas públicas. O detalhe é que Antônio já havia cursado Ciências Contábeis e Odontologia na UFRN e em ambas as matrículas ele se inscreveu como aluno de escola particular.

Para Antônio não houve qualquer irregularidade e afirma que todos os documentos por ele apresentados são genuínos. Segundo o estudante, ele de fato concluiu o segundo grau em escola particular, no ano de 2006. No entanto, como se transferiu de Natal para o município de Goianinha, não se sentiu devidamente preparado ao final do ano letivo. “Foi um ano muito conturbado. Quase perdi o ano e, mesmo assim, passei para Ciências Contábeis, estudando dois meses para o vestibular", disse em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.

Em busca de uma melhor formação, alega Antônio, procurou o Ensino para Jovens e Adultos para refazer o ensino fundamental e o médio. E foram justamente estes os certificados que ele apresentou à UFRN para solicitar o benefício do argumento de inclusão em setembro de 2010. O pedido foi aceito em janeiro pela UFRN, "mesmo eles já tendo o meu certificado da escola particular, por eu ter passado em dois vestibulares anteriores", argumenta Antônio.

O que eu acho?

Acredito que Antônio não precisava desse recurso para ser aprovado, já que passou no mesmo curso na Universidade Federal de Campina Grande. Acho até eticamente reprovável que o tenha feito. No entanto, a UFRN deu um show de incompetência no caso. Acatar o pedido do benefício para estudantes da rede pública de ensino já tendo em seu cadastro o mesmo aluno matriculado em dois outros cursos como egresso de rede particular foi um erro primário.

A justiça decidirá de quem é a razão.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -