quinta-feira, 24 de março de 2011

O governo federal atendeu ao pleito do governo do Estado e garantiu no final da manhã de hoje (24) a unificação do cronograma para a geração, distribuição e comercialização de energia alternativa no Rio Grande do Norte. O anúncio aconteceu após audiência com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Nelson Hubner, da qual participaram a governadora Rosalba Ciarlini, os deputados Fábio Faria e Sandra Rosado, além de assesores do governo e empresários.

Os investidores tinham como prazo setembro de 2013 para a conclusão da linha de conexão, o chamado “linhão”, para o escoamento da geração de energia, no entanto, o prazo para o início da comercialização era janeiro do mesmo ano. A mudança nos prazos afasta os riscos dos empresários terem que comprar energia para a distribuição já que havia o desalinhamento do cronograma.

Ontem a governadora já havia se reunido com o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar do assunto. “Conseguimos o que viemos buscar. Além da tranquilidade para os atuais, essa garantia atrairá novos investidores”, afirmou Rosalba, que elogiou ainda a disposição da bancada federal em se unir pelos interesses do Estado.

A exploração da energia eólica foi destacada pela governadora como uma das mais promissoras atividades econômicas, principalmente, porque inclui a região central, uma das mais castigadas do semiárido potiguar. “É um investimento concentrado numa região onde não há nada produtivo e que depende da Previdência Social”, emendou o ministro Garibaldi Filho.

Além de apoiar os investidores, o governo do Estado criará o Centro Tecnológico de Energia Eólica que vai capacitar mais de 10 mil trabalhadores. Serão produzidos cursos como geração de oportunidades à população. O governo federal já assegurou apoio já que tem interesses na questão de matrizes energéticas.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -