quinta-feira, 17 de março de 2011

Os edulcorantes, popularmente conhecidos como adoçantes, são indicados para os que não podem ingerir açúcar e/ou para portadores de doenças como diabetes e obesidade, que necessitam de uma restrição calórica.

Os edulcorantes são divididos em naturais (estévia, frutose e sorbitol) e artificiais (como aspartame, ciclamato e sacarina). O que os diferencia são a sua origem e seu poder de doçura em relação ao açúcar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelecem que o limite para a ingestão diária aceitável é calculado pelo peso do individuo, dentro destes limites não se observam danos à saúde. Mas é importante salientar que consumo de adoçantes em quantidades excessivas podem causar de diarreia à problemas neurológicos.

O uso de adoçantes é também contraindicado para grávidas e mulheres que estão em período de amamentação, para evitar que o bebê sofra algum tipo de alergia devido aos compostos sintéticos. Também não é recomendado para crianças, exceto às que possuem diabetes ou obesidade, mas, ainda assim, o uso deverá ser feito sempre com a devida orientação de nutricionista ou médico.

O ciclamato e a sacarina são contraindicados em casos específicos, como os hipertensos, devido à grande quantidade de sódio contido em sua formulação.

É importante que a população entenda que os edulcorantes só devem ser usados em casos indicados.

Dra. Virgínia Nereyda*
(CRN6-4884)

Acesse diariamente o blog para mais dicas de nutrição, sempre às 14:30!

*Nutricionista premiada nacionalmente, Dra. Virgínia Nereida atende todos os dias na Nutri Vip. Avenida Senador João Câmara, 876, no Centro do Assú, próximo à Escola Estadual JK. Informações pelo telefone (84) 3331-1801 ou 9655-7655. Cada consulta dá direito à 20% de desconto nos produtos da Nutri Vip!

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -