sexta-feira, 18 de março de 2011

A Doença Celíaca -- ou Intolerância permanente ao glúten -- geralmente se manifesta na infância, podendo surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O glúten é a principal proteína presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte.

Existem dois fatores importantes que podem contribuir para o desenvolvimento desta condição: a ingestão de trigo e a genética.

O tratamento consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. É grande a lista de alimentos que não podem ser consumidos pelos celíacos: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka e muitos outros possuem, normalmente, este ingrediente em sua composição. Não se deve consumir nem mesmo um pouquinho de produtos que contenham glúten, pois as consequências podem ser graves.

No entanto, o glúten pode ser substituído por outras opções. Em alimentos preparados com farinha de trigo, opte pelo uso de farinha de arroz, de milho, fubá, farinha de mandioca, amido de milho, fécula ou polvilho de batata.

Dra. Virgínia Nereyda*
(CRN6-4884)

Acesse diariamente o blog para mais dicas de nutrição, sempre às 14:30!

*Nutricionista premiada nacionalmente, Dra. Virgínia Nereida atende todos os dias na Nutri Vip. Avenida Senador João Câmara, 876, no Centro do Assú, próximo à Escola Estadual JK. Informações pelo telefone (84) 3331-1801 ou 9655-7655. Cada consulta dá direito à 20% de desconto nos produtos da Nutri Vip!

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -