segunda-feira, 21 de março de 2011

Graças ao seu alto valor nutricional e demais propriedades benéficas à saúde humana, a quinoa (Chenopodium quinoa) -- um pseudocereal consumido na forma de grão ou farinha -- atraiu a atenção do mundo.

Constituída principalmente por amido (58%), a quinoa possui de 12% a 15% de proteínas de alto valor biológico, compostas de aminoácidos essenciais e não essenciais.

As sementes também são ricas em minerais. As quantidades de cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio, zinco e ferro são maiores que aquelas encontradas no trigo ou no arroz, por exemplo. Seu alto conteúdo de fibras dietéticas é capaz de reduzir os níveis de colesterol sanguíneo e melhorar o funcionamento intestinal.

O consumo da quinoa também melhora a resposta imune; ajuda no combate a inflamações, lesões do tecido conjuntivo e de artrite reumatoide. Serve, ainda, de substituto de drogas anti-inflamatórias, favorecendo aqueles que necessitam perder peso. É também boa alternativa para a alimentação dos celíacos, por ser isenta de glúten.

Dra. Virgínia Nereyda*
(CRN6-4884)

Acesse diariamente o blog para mais dicas de nutrição, sempre às 14:30!

*Nutricionista premiada nacionalmente, Dra. Virgínia Nereida atende todos os dias na Nutri Vip. Avenida Senador João Câmara, 876, no Centro do Assú, próximo à Escola Estadual JK. Informações pelo telefone (84) 3331-1801 ou 9655-7655. Cada consulta dá direito à 20% de desconto nos produtos da Nutri Vip!

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -