quinta-feira, 10 de março de 2011

O governo do Rio Grande do Norte quer criar a cadeia produtiva rural, dentro da política de desenvolvimento sustentável. Um esboço do projeto foi apresentado pela governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta quinta-feira (10) ao coordenador para operações setoriais de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Mark Lundell. “Queremos o desenvolvimento de ações integradas. Precisamos criar condições, com a participação de associações, para trabalharmos projetos”, adiantou a governadora, prevendo a apresentação da carta-consulta dentro de 90 dias.

Com capacidade de contratação em torno de 360 milhões de dólares, conforme projeto de ajuste fiscal do governo federal, o governo do Estado ainda não sabe o valor da nova operação, mas espera que o Banco aprove os investimentos que terão como novidades ações nas áreas de saúde e educação. “Nessa nova consciência de combate à pobreza o mais importante é a inclusão social”, destaca o coordenador do Banco, que vê grande possibilidade de desenvolvimento de cadeias produtivas no Estado para atender a demanda dos mercados interno e exterior.

Dentre as áreas que devem ser contempladas pelo projeto estão a irrigação, a aquacultura e a caprinovinocultura. No entanto, para dar resultados comerciais, a governadora afirma que a saúde e a educação no campo devem ser encaradas como prioridades.

Esse novo modelo de trabalho com o Banco Mundial é considerada a terceira etapa da parceria que teve antes investimentos em infraestrutura e ações sociais. Agora, o governo quer integraá-las para que, além da valorização das famílias rurais, sejam criadas oportunidades de mercado para essa atividade.

Em 10 anos, o Banco já investiu U$ 1,2 bi em desenvolvimento sustentável no Nordeste. Os cálculos do governo do Estado é que nas duas últimas operações de créditos foram U$ 45 milhões para o programa de combate à pobreza rural e U$ 36 milhões para o programa de convivência com o semiárido.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -