segunda-feira, 14 de março de 2011

O prefeito do Assú, Ivan Junior, é um dos gestores com os melhores índices de avaliação e aprovação da sua administração nesses dois anos e três meses a frente do município. É o que aponta o resultado de uma pesquisa realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro pela Empresa Júnior de Economia, do curso de economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Assú.

A pesquisa de natureza quantitativa foi realizada por meio de entrevistas individuais, diretas e pessoais, com amostragem desenvolvida observando os dados estatísticos oficiais mais atualizados oferecidos pelo IBGE e TRE/RN, abrangendo as Zonas Urbana e Rural do município. A distribuição da amostra se deu proporcionalmente, segundo a população de eleitores do município. A margem de erro é de 5% com nível de confiança de 95%.

O objetivo da pesquisa foi à avaliação - pela população assuense -, dos governos federal, estadual e municipal, o nível de satisfação pessoal dos entrevistados e como a população está analisando a atual configuração política local.

SITUAÇÃO PESSOAL

Ao serem questionados sobre como está à situação pessoal, 65% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com a sua vida atualmente. 14% responderam que estão muito satisfeitos, 7% insatisfeitos, 1% se consideram muito insatisfeitos, 3% não responderam e 10% dos entrevistados se mostraram indiferentes a pergunta formulada.

A população de Assú se mostrou bastante confiante em relação à expectativa com os governos da presidente Dilma Rousseff e da governadora Rosalba Ciarlini. Para 55% dos entrevistados, o governo de Dilma será ótimo e bom. Já 67% da população acredita que o governo Rosalba será ótimo e bom, demonstrando um forte grau de confiança nas duas governantes.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Ao avaliar a administração do prefeito Ivan Júnior, 58% da população considera a sua administração ótima e boa, 23% considera regular, 6% considera ruim, 8% péssimo e 3% não souberam ou não quiseram responder.

ZONA URBANA X ZONA RURAL

Para os moradores da Zona Urbana do Assú, a avaliação do prefeito Ivan Júnior alcança o percentual de 58% entre ótima e boa. Para 23% é regular e 16% consideram ruim e péssimo. Já na Zona Rural do município, 67% da população considera a atual administração ótima e boa. Para 22% é regular e apenas 10% considera a administração ruim e péssimo. A expectativa dos moradores da Zona Rural com os governos federal e estadual também é bastante elevada. 67% acreditam que a administração da presidente será ótima e boa e 69% consideram que a governadora Rosalba fará uma administração entre ótima e boa. Na Zona Urbana os números se assemelham.

AVALIAÇÃO POLÍTICA

A pesquisa também ouviu a população sobre o atual momento político no município. Perguntados se o ex-prefeito Ronaldo Soares agiu certo ao romper com o prefeito Ivan Júnior, 44% dos entrevistados responderam não. 33% acham que sim e 23% não souberam ou não responderam.

Quando questionados sobre quem saiu fortalecido com o rompimento de Ronaldo Soares, 52% considera que Ivan Junior foi o mais beneficiado. 18% apenas acham que o beneficiado foi o próprio Ronaldo, 7% acham que foi Fátima Morais e 22% não responderam a questão.

Para 70% da população de Assú, Ivan Júnior deve se candidatar a reeleição do seu mandato. E destes, 62% afirmaram que votariam em Ivan se ele for candidato a prefeito nas próximas eleições.

REJEIÇÃO

A pesquisa também mediu o índice de rejeição dos principais políticos do município. 39% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum em Ronaldo Soares. 18% disseram que não votariam no vereador Odelmo Rodrigues, 15% não votariam em Ivan Júnior e 21% foi indiferente a questão.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -