sexta-feira, 25 de março de 2011

Exemplos de superação devem ser sempre destacados. Não só como forma de reconhecimento ao esforço de quem realizou a proeza, mas também de estímulo a outras pessoas. E quando essas histórias especiais acontecem perto da gente, adquirem um sabor ainda mais especial.

O jovem estudante José Maria Souza de Oliveira, de 17 anos, morador do Assentamento Novo Pingos, no município de Assú/RN, é protagonista de um desses casos inspiradores.

Nascido na comunidade de Canto do Mari, também zona rural do Assú, José sempre estudou em escolas públicas. Cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Professora Maria Antônia Alves de Melo e depois na Escola Municipal Professora Nair Fernandes. Por fim, concluiu, no final do ano passado, o ensino médio no Instituto Padre Ibiapina. A partir deste ponto é que se evidenciam em sua breve história de vida as características que a fazem uma referência: determinação, garra e disciplina.

José se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tencionando entrar em uma de quatro universidades que escolheu: Universidade Estadual do RN, Universidade Federal Rural do Semiárido, Universidade Federal da Integração Latino-americana, no Paraná, e Universidade Potiguar (UnP). Conseguiu a aprovação em todas elas! Nesta última, particular, conseguiu o direito à bolsa integral do ProUni.

O estudante optou cursar Engenharia Mecânica na Unila. Recebeu da prefeitura do Assú o custeio de sua passagem. No Paraná, residirá na residência universitária.

A distância de casa, superior a 4 mil quilômetros, e o cotidiano em um ambiente totalmente diverso, em aspectos que vão do clima à cultura do povo, integram o pacote de desafios que José terá de enfrentar pelos próximos anos, na busca pelo seu diploma de nível superior e por uma vida melhor. Mas, alguém ousa duvidar de seu sucesso?

Parabéns a José Maria Souza de Oliveira e família!

{ 3 opinaram... read them below or Comment }

  1. Belo Exemplo.
    Parabéns ao José Maria,à sua família, e a você Rodrigo, por dar destaque ao caso.

    ResponderExcluir
  2. Grande exemplo mesmo,
    inclusive o José Maria foi citado em uma das notícias do site oficial da Universidade:

    http://www.unila.edu.br/?q=node/541

    ResponderExcluir
  3. É a prova viva de que quando olhamos para as dificuldades com coragem e fé elas servem como degraus que nos levarão à realização dos sonhos. Que Deus abençoe essa vida em tudo. Que não consiga apenas um diploma de nível superior, mas uma linda e honrada carreira e uma vida plena e alegria e satisfação.

    ResponderExcluir

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -