quarta-feira, 2 de março de 2011

Do jornal De Fato:


Tornar o algodão novamente o ouro branco de Assú. Esse é o objetivo da Prefeitura do município que, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está desenvolvendo um projeto para a revitalização dessa cultura.

O primeiro passo foi realizar estudos técnicos e científicos para garantir que novas pragas não destruam a produção, já que esse foi o grande motivo para o "esquecimento" do algodão no município.

Além da Embrapa, o estudo contou com a participação ou apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Norte (Sebrae), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu (Coaperval).

Na última semana, foi dado mais um passo com a distribuição de sementes para centenas de agricultores das regiões da Várzea e do Palheiro. Cerca de 130 famílias foram beneficiadas inicialmente.

O prefeito de Assú, Ivan Júnior, disse que acredita no sucesso da empreitada porque ela conta com um grande diferencial: a garantia de compra da produção. "Estamos viabilizando parcerias com a indústria têxtil para que os agricultores retomem a produção de algodão com a certeza que o produto será vendido", destacou.

A expectativa é plantar um mil hectares com a cultura do algodão com a previsão de produção de 84 toneladas, segundo informou o secretário municipal da Agricultura Pecuária e Pesca, Paulo Cezar de Brito.

A iniciativa de tornar o algodão novamente uma fonte de renda e desenvolvimento tem o apoio dos agricultores.

O agricultor e presidente da Associação Comunitária da localidade de Nova Descoberta, Francisco Adilson de Souza, destacou que o algodão torna-se mais uma opção para o homem de campo produzir e tirar o seu sustento. "Agora, além das culturas de sequeiro que geralmente só garantem o alimento, nós (agricultores) teremos uma fonte de renda", ressaltou.

Ivan Júnior finalizou que Assú tem tudo para se tornar novamente uma potência na produção de algodão.


Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -