domingo, 3 de abril de 2011

Procurador aponta sobrepreço e diz que servidores se aliaram às empreiteiras "para o cometimento de crimes"

A edição deste domingo (02) do jornal Folha de São Paulo traz ampla matéria sobre desvios de dinheiro público nas obras de duplicação da BR 101, que se arrastam há quase seis anos e cortam os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A obra, uma das principais do PAC no Nordeste, “virou foco de irregularidades e desvios de verba, apontam investigações da PF (Polícia Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União)”, destaca a matéria.

Outro trecho do texto publicado na Folha diz que “dos cinco trechos entregues pelo governo federal a empreiteiras, três apresentam indícios de fraude, pagamento de propina e má execução de serviços que podem comprometer a durabilidade e a segurança da rodovia”.

Até aí, nenhuma novidade para os potiguares. As irregularidades citadas acima já foram responsáveis por algumas prisões, dentre elas a do diretor regional do DNIT Gledson Maia, sobrinho do deputado federal João Maia (PR). O que a matéria traz de novo é a denúncia sobre uma ponte construída duas vezes sobre o mesmo rio, em Canguaretama (RN). A ponte em questão fica sobre o rio Curimataú.

“A estrutura original cedeu em 19 de maio de 2010 por problemas de má execução, mas quem arcou com os prejuízos foi o contribuinte. O Dnit fez um aditivo contratual, transferindo a conta dos reparos para a União. Para a PF e o Ministério Público Federal, há provas de que essa medida foi tomada por diretores do Dnit em troca de pagamento de propina”, revela a reportagem.

“Segundo o procurador da República Ronaldo Pinheiro de Queiroz, do Rio Grande do Norte, "há fortes indícios de sobrepreço, má execução e realização de serviços diferentes dos contratados. ‘Houve entre agentes públicos e das empresas uma verdadeira associação para o cometimento de crimes’, afirmou o procurador”.

Se você é assinante UOL ou da Folha de São Paulo, clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -