sexta-feira, 29 de abril de 2011

Infraestrutura precária, constantes ameaças de greves, poucos professores... Para muitos alunos não tem sido uma tarefa fácil estudar na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Os estudantes de Odontologia de Caicó que o digam: por falta de laboratório em seu campus, eles precisam se deslocar de ônibus para o de Mossoró frequentemente. E o que dizer dos alunos da Faculdade de Enfermagem (Faen)? “Quando há sinal de chuva fica todo mundo com medo. Além das goteiras, há salas em que a água escorre pelas paredes, em grande quantidade”, revela uma aluna do 3º período.

Entre alunos e professores há uma corrente que defende a federalização da instituição. A ideia se justifica pela política adotada pelo governo federal nos últimos anos, que aumentou consideravelmente os repasses financeiros para essas instituições. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, tem orçamento previsto de R$ 1 bilhão em 2011, enquanto a UERN sofreu contingenciamento de 30% no seu. Além disso, segundo matéria do jornal Correio da Tarde, publicada hoje no site, tem dívidas – algumas em aberto há pelo menos 03 anos – com importantes fornecedores.

Em recente entrevista, a secretária estadual de Educação, a professora Betânia Ramalho, comentou a situação. “O momento do Estado é muito complicado. Não se pode investir nada, porque há uma lei de responsabilidade fiscal. Estamos com problemas com composição de quadro, de cumprir questões legais, salariais... É um momento difícil, e nós, gestores, temos que ter um plano para sobreviver à essa crise com responsabilidade e apontar para um futuro mais promissor”, afirmou.

A ideia da federalização, obviamente, não tem a simpatia da governadora Rosalba Ciarlini. De fato, seria desmoralizante para o seu governo se isso viesse a acontecer. E será igualmente desmoralizante se a situação perdurar.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -