quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Projeto Mendubim de Agricultura Irrigada foi o assunto da entrevista de ontem (13) do Panorama do Vale, transmitido pela rádio Princesa do Vale, que ouviu o secretário de Meio Ambiente do Assú, Reci de Oliveira. O programa contou ainda com a coapresentação de Nelson Dantas, que tem atuação destacada e amplamente reconhecida em defesa do projeto.

O Projeto Mendubim ocupará 8.313 hectares, entre os municípios de Assú e Upanema, e está orçado em quase R$ 400 milhões, somando-se investimentos em obras, desapropriações e outros custos.

Sua finalidade é intensificar o desenvolvimento hidroagrícola da região do Baixo Açu, com a implantação de áreas irrigadas com elevada produtividade em produtos de elevado valor agregado, beneficiando, em sua maioria agricultores familiares, mas também a grandes empresas. Entre empregos diretos e indiretos, a expectativa é que deverão ser geradas cerca de 24 mil vagas de emprego.

De acordo com Reci de Oliveira, os investimentos são do Governo Federal, cabendo à prefeitura do Assú dar apoio logístico, através de uma equipe multidisciplinar (que une diversas pastas do governo municipal) que acompanha o projeto.

Questionado sobre a viabilidade do projeto em épocas de seca, Reci Oliveira informou que não há riscos. “Os estudos demonstram que, mesmo que haja uma seca severa, com ausência de chuvas regulares por três, cinco anos, o projeto não corre riscos”, afirmou, lembrando, em seguida, que o nome “Mendubim” do projeto se refere à área geográfica em que será implantado e não à fonte hídrica, que será a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de água já construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

Tanto Reci quanto Nelson Dantas se mostraram otimistas com a concretização do projeto, que existe há cerca de 12 anos e, por motivos alheios ao bem coletivo, esteve “engavetado” por anos. “As desapropriações e as licenças ambientais devem sair entre junho e julho. A previsão é que ele esteja totalmente operante até 2016”, informou o secretário.

Conheça mais detalhes do Projeto Mendubim

- Área Irrigada do Projeto: 8.313 ha

- Área de Reserva Legal: 1.752 há

- Método de Irrigação: Localizada (microaspersão e gotejamento)

- Beneficiários:

- 637 pequenos produtores, com lotes de 04 à 08 hectares;

- 21 técnicos agrícolas/agrônomos com lotes de 16 hectares;

- 12 médios empresários com lotes de 30 hectares; e

- 30 grandes empresários com lotes de 60 a 120 hectares.

- Ocupação da Área:

- 57% com pequenos produtores

- 43% com empresas

- Custos do Projeto:

R$ 362.794.609,25 (orçado em 2009)

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -