domingo, 3 de abril de 2011

A tarde deste domingo (03) foi marcada por um evento especialíssimo na Praia das Minas (Pipa): foi solta no mar a tartaruga de pente, a mais ameaçada de extinção no mundo, de número 30 mil, em comemoração ao recorde de desovas da espécie no Rio Grande do Norte na temporada 2010/2011. As tartaruguinhas beneficiadas pela soltura promovida pelo Projeto Tamar/ICMBios, no total cerca de noventa, nasceram na noite deste sábado (02).

A governadora Rosalba Ciarlini participou do evento, acompanhada pelo vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robinson Faria, além de outras autoridades, amigos e familiares. “É emocionante, é lindo. Esse trabalho que o Projeto Tamar faz merece aplauso. Temos várias áreas de desova no litoral do RN e é preciso ser mantido. Nosso litoral já tem tantas belezas e encontramos mais essa. Temos que preservar”, disse a governadora.

O Projeto Tamar/ICMBios descobriu no RN uma grande quantidade de exemplares da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como tartaruga de pente ou verdadeira. Cerca de 95% dos ninhos encontrados no litoral potiguar – Pipa e Barreira do Inferno – desse tipo. Outras quatro espécies desovam no estado.

A expectativa é que até o final de 2011 aconteça cerca de 800 desovas no RN, o que equivale a, aproximadamente, 65 mil filhotes, um recorde para o Projeto.

Confira abaixo o registros fotográficos da soltura:

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -