terça-feira, 3 de maio de 2011

Apresentando uma visão panorâmica das recentes relações históricas entre a arte e a educação, permeando questões de gênero, sexualidade, censura e moralidade no universo contemporâneo, o livro “O I/Mundo da Educação” será lançado nesta quinta-feira (05), na livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, em Natal. Seu autor é um assuense, o escritor e professor Belidson Dias, que há mais de 20 anos vive em Brasília.

O autor tem vastos currículo e experiência no campo das artes, tendo cursado doutorado na University of British Columbia, no Canadá. Belidson Dias é também mestre pela Manchester Metropolitan University e pela Chelsea College of Art & Design, na Inglaterra.

Natal é a terceira capital onde “O I/Mundo da Educação” é lançado. Antes, Belidson já passou por Brasília e Goiânia. E da capital potiguar ele segue para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e João Pessoa, entre outras cidades, expondo seu livro.

A obra de Belidson, direcionada a professores, pesquisadores de arte e profissionais da educação, conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Distrito Federal, e se baseia na premissa de que a arte/educação passa por uma mudança radical em direção à educação da cultura visual. O livro discute, também, as representações de gênero e sexualidade como sendo historicamente e culturalmente contingentes, ao invés de expressões naturais ou de caráter privado e individual. Fornece, ainda, instrumentos para estudar e compreender as estruturas históricas e teóricas das representações visuais específicas de sexualidades e gêneros na educação em cultura visual em relação aos discursos médicos, psicanalíticos, filosóficos e populares estabelecidos.

Conheça o autor

Belidson Dias é professor permanente do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e do seu Programa de Pós-Graduação em Arte. É Doutor em Estudos Curriculares em Arte Educação - Artes Visuais, na University of British Columbia, Canadá; Mestre em Artes Visuais - pintura – na Manchester Metropolitan University e na Chelsea College of Art & Design, na Inglaterra; graduado em Artes Plásticas - Educação Artística, pela Universidade de Brasília.

Especializou-se nos estudos críticos da sexualidade, particularmente na teoria queer, para analisar a Cultura Visual, especificamente o cinema, a fotografia, os quadrinhos e as Artes Visuais contemporâneas. Foca suas pesquisas em torno de questões da Educação em Cultura Visual e suas relações com currículo, cinema, transculturalismo, multiculturalismo, pós-colonialismo, Sexualidade e Gênero.

Coordena no Departamento de Artes Visuais da UnB o LIGO- Laboratório de Educação em Visualidade e é Lider do Grupo de Pesquisa TRANSVIAÇÕES: Educação e Sexualidade (UnB/CNPq) e Integra o Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação (UFG/CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação e Cultura( UFSM/CNPq). É membro da International Society for Education through the Arts ( INSEA), da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB) e da National Art Education Association (NAEA) dos EUA. Tem participado ativamente em congressos no país e no exterior e publicado extensivamente em revistas e periódicos nacionais e internacionais.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -