sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Brasil é dividido política e administrativamente em 26 Estados e um Distrito Federal, certo? Certo, porém, talvez, não por muito tempo. É que a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (05), com o aval do governo e da oposição, a realização de plebiscitos no Pará para a criação de dois novos Estados: Carajás e Tapajós.

A realização do plebiscito sobre a criação de Carajás deve ser promulgada nos próximos dias. Já a consulta sobre Tapajós depende ainda de aprovação no Senado. Apenas o PSOL votou contra as duas propostas.

Pelo projeto de decreto legislativo aprovado ontem, a consulta à população tem de ser feita no prazo de seis meses, ou seja, até novembro deste ano. O plebiscito será feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará.

Se aprovadas as suas criações, Tapajós terá 27 municípios e área equivalente a 58% do atual território Paraense e Carajás terá 39 municípios e área equivalente a de 25% das regiões sul e sudeste do Estado.

Com informações do Estadão

Curiosidade:

A multiplicação de Estados não é tão comum no Brasil, porém a de municípios chega a ser banal. Tomando por exemplo apenas o Rio Grande do Norte, já dá para se ter uma boa ideia do quão comum é a prática.

Em 1960 o RN era dividido 83 municípios.Dez anos depois, em 1970, já haviam 150 municípios potiguares. Hoje são 167.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -