segunda-feira, 23 de maio de 2011

Iniciam-se na manhã de hoje (23), exclusivamente pela internet, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 10 horas. Os estudantes poderão se inscrever até o próximo dia 10 de junho, às 23:59. A taxa é de R$ 35. Concluintes do ensino médio em escola pública ou que declarem ser parte de família de baixa renda não pagam.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, com início às 13 horas e abertura dos portões às 12 horas (horário de Brasília).

No ato da inscrição no site do Enem (www.enem.inep.gov.br) um boleto de pagamento é emitido com vencimento para o dia 10 de junho. A inscrição só tem validade após o pagamento da taxa. Os documentos necessários para a inscrição são o CPF e o RG.

O cartão de confirmação da inscrição, informando o número de inscrição, data, hora e local de prova, será enviado através dos Correios e poderá ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame.

Durante a inscrição, o aluno vai gerar um login e uma senha, que serão imprescindíveis durante todo o processo do exame, para consulta no site. É importante guardar esses dados.

O exame terá duração de 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo dia, sendo composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Serão avaliadas as seguintes áreas do conhecimento:

- Ciências Humanas e suas Tecnologias

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

- Matemática e suas Tecnologias

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

Entendendo o Enem

Desde o ano de 2009 que o Ministério da Educação tem promovido a substituição dos vestibulares tradicionais pelo Exame Nacional do Ensino Médio. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, entre elas, 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame do ensino médio e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -