domingo, 19 de junho de 2011

Uma iniciativa que pode representar a salvação de inúmeras vidas. A cidade de Assú sedia, desde a noite deste sábado (18) uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), beneficiando um total de 12 municípios que compõem a 8ª Regional de Saúde.

Foram entregues pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo Governo Federal duas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra de suporte básico, que ficarão responsáveis por atendimentos de urgência em Assú, Angicos, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Fernando Pedrosa, Itajá, Ipanguassu, Paraú, Porto do Mangue, São Rafael, Triunfo Potiguar e Pendências. Até o dia 01 de julho, data em que o serviço passa a atuar efetivamente, deverão chegar mais duas ambulâncias. As quatro unidades serão distribuídas em pontos estratégicos, de modo que os deslocamentos possam ser feitos sempre em tempo hábil.

Além disso, no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos funcionará uma moderna sala de reestabilização de sinais vitais.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, cerca de 20 profissionais, pertencentes aos diversos municípios beneficiados, estão sendo capacitados pelas equipes do SAMU Mossoró e Corpo de Bombeiros para atuar nas ambulâncias do Vale.

Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini destacou os avanços conseguidos na área da saúde dentro do pouco tempo de gestão. “Ainda em janeiro entregamos 14 ambulâncias. Aos poucos estamos distribuindo de maneira planejada os veículos restantes”, disse. “O convênio anterior para distribuição das ambulâncias não contemplava melhorias efetivas no sistema de atendimento à urgência, apenas liberava os veículos contribuindo para a “ambulâncioterapia”. Nós fazemos diferente, de maneira a fortalecer o SAMU com cobertura para todo o Estado”, explicou Rosalba Ciarlini.

A governadora destacou ainda a importância de trabalhar com parcerias como a que seu governo tem para com o Assú. “É bom trabalhar com gestores que querem o melhor para suas cidades. É o caso de Assú. Desde o inicio de nosso governo que o prefeito Ivan demonstra querer o melhor para o Assú”, afirmou a governadora.

Rede de saúde de Assú também recebe outras melhorias

“Em cinco meses estamos vendo em Assú melhorias que não víamos há 30 anos”, disse o prefeito Ivan Lopes Júnior sobre a notícia dada pela governadora Rosalba Ciarlini sobre a chegada de novos equipamentos de Raio-X e a ativação do aparelho para mamografias, encaixotado há anos, desde a entrega, por falta de material complementar para a realização do exame.

“Desde o começo da gestão já tivemos aqui a abertura de um Pronto-Atendimento, que só no mês de maio atendeu mais de cinco mil pessoas. Assim deve ser um governo, sem promessas, mas com ações concretas. Quando a governadora Rosalba Ciarlini pode atender um pedido ela atende, se não pode, diz de maneira transparente e isso é bom para o desenvolvimento do nosso Estado, que sabe com o que pode contar”, frisou o prefeito Ivan.

Com informações da Assessoria da PMA

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -