quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Petrobras fez na manhã de ontem (01/06), na praia de Camapum, litoral do Rio Grande do Norte, exercício simulado para verificar a resposta do plano de emergência da Companhia para controlar vazamentos de óleo no mar. Esse tipo de treinamento está previsto no processo de licenciamento ambiental marítimo regulamentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O exercício consistiu na simulação de um vazamento de dois mil litros de óleo próximo à plataforma de Ubarana 12 (PUB-12). Foi simulada, também, como consequência do vazamento, uma mancha de óleo atingindo a praia de Camapum, no município de Macau (RN).

Durante o simulado foi acionado o plano de emergência da Companhia. Foram mobilizados todos os recursos de contenção e recolhimento utilizados nesse tipo de operação com embarcações específicas para essa atividade. Além disso, a Petrobras acionou pessoal treinado das comunidades de Barreiras e Diogo Lopes (Macau), além do Centro de Defesa Ambiental (CDA), localizado em Guamaré (RN).

Técnicos do Ibama e do Idema acompanharam as atividades de perto. Esse exercício é um esforço conjunto da Petrobras e Ibama para testar a eficiência da resposta a emergências, identificar oportunidades de melhoria e aprimorar os procedimentos de segurança da Companhia.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -