terça-feira, 19 de julho de 2011

Em 28 anos de história, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, pode sangrar pela segunda vez este ano, o que, de acordo com matéria publicada na edição de hoje do jornal De Fato, aconteceria pela primeira vez desde a construção do açude, em 1983.

De acordo com a matéria, o novo transbordamento é possível, mas não provável. Faltam cerca de 20 centímetros para que a barragem sangre, o que representa muita água levando-se em conta a capacidade do maior açude do Rio Grande do Norte: 2,4 bilhões de metros cúbicos

O texto informa ainda que as chuvas fora de época que se precipitaram nos últimos dias no Rio Grande do Norte, foram provocadas pelo fenômeno "Ondas de Leste", uma anomalia no campo da pressão atmosférica sobre o oceano atlântico, combinado ao La Niña, fenômeno mais célebre no Brasil.

A meteorologia prevê que a massa de ar frio que vem do oceano atlântico em direção ao litoral, trará chuvas pelo menos até agosto. No final de semana, o tempo ficou fechado em praticamente todo o Estado, chovendo nas principais cidades do interior. Em Natal, ruas ficaram inundadas e em pelo menos dois trechos o tráfego foi interrompido.

Na manhã deste domingo (17), o açude Pataxó, em Ipanguaçu, apresentou transbordamento com lâmina d’água variando entre 06 e 10 centímetros. No Seridó, sangraram os açudes Gargalheiras, em Acari, e o Cruzeta, no município de mesmo nome. A Defesa Civil do município vai esperar o comportamento das águas até sexta-feira (22) para tomar providências mais significantes.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -