sexta-feira, 15 de julho de 2011

O fim de uma espera de décadas está próximo em Ipanguaçu. Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (14), em Brasília, o ministro Fernando Coelho, da Integração Nacional, garantiu ao prefeito Leonardo Oliveira que celebrará convênio com o Governo do Estado na próxima semana para quem sejam iniciadas as obras de macrodragagem do Rio Pataxó, que inundam o município ano após ano nos períodos de chuvas mais intensas. Participaram da reunião, além do prefeito e do ministro, a Deputada Federal Fátima Bezerra e o secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (SEMARH), Jader Torres.

A celebração do convênio da obra, orçada em R$ 7,3 milhões em sua primeira etapa, está programada para ocorrer na próxima terça-feira (19). Na sequência, inicia-se o processo licitatório. Para o prefeito Leonardo Oliveira este é um momento histórico para todos os ipanguaçuenses. “Esperamos esta obra há décadas. O serviço no rio estabelecerá a normalidade no município e dará respaldo, segurança para que novos investidores por aqui se instalem, gerando novos empregos e mais renda. A nossa expectativa é que tudo ocorra bem e que as obras se iniciem o mais rapidamente possível” diz Leonardo.

Só este ano, entre os meses de abril e maio, 163 famílias foram desabrigadas pelas águas, que tomaram cinco bairros e deixaram cerca de 2340 pessoas ilhadas em 13 comunidades rurais. Agricultores familiares e grandes produtores acumularam prejuízos milionários. Quilômetros de estradas tiveram de ser refeitas e o município teve a condição de Estado de Emergência reconhecido pelo Governo Federal.

Ainda por conta das enchentes, entre 2008 e 2009 foram perdidos milhares de postos de trabalho na fruticultura, principal base da economia de Ipanguaçu.

O prefeito Leonardo Oliveira esteve ainda na sede da Defesa Civil Nacional, onde, acompanhado da deputada Fátima Bezerra, tratou sobre a agilização de liberações de recursos do Plano de Trabalho das Enchentes de 2011. O gestor municipal também procurou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) onde tratou de obras, como a da creche do bairro Presidente Lula, e sobre reformas e ampliações de escolas municipais.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -