terça-feira, 5 de julho de 2011

A Cooperativa Agronegócio do Vale do Açu (Copavale) inaugura nesta quarta-feira, dia 6/07, a Usina de Beneficiamento de Mel do município de Upanema. A unidade construída e equipada com recursos do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, dentro do Projeto do Mel, possibilitará a reabertura das atividades industriais de beneficiamento do mel em 25 comunidades, beneficiando cerca de 5 mil famílias dos municípios do Vale do Açu, Mato Grande e Médio Oeste.

A solenidade de inauguração ocorrerá a partir das 15h, em frente às instalações da usina, localizada na BR-110, na comunidade de Sítio de Boa Água, e contará com a participação de autoridades, parceiros e comunidade local. A programação será iniciada com a apresentação da banda de música de Upanema e do coral de crianças da localidade. Na ocasião, ainda serão entregues comendas em agradecimento às instituições que incentivaram o projeto. Em seguida, os presentes poderão conhecer a área interna da indústria.

O Projeto do Mel, que consiste em formar e implantar núcleos sustentáveis de apicultores para a produção de mel em comunidades rurais e assentamentos no interior do RN, integrava o Programa Petrobras Fome Zero que passou em 2008 a ser denominado Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. A ação contemplou as comunidades de Canto Comprido (município de Carnaubais), Planalto, Tocantins I e II e Carajás (Porto do Mangue), Palheiros III, Limoeiro e Bom Lugar II (Assú), Assentamento Sebastião Andrade I e II e Venâncio Zacarias (Macau), Piracicaba, Umari, Santa Maria e Salgado (Upanema), Mangue Seco, Santa Paz, Umarizeiro e Lagoa de Baixo (Guamaré), Alto da Felicidade e Assentamento Progresso (Afonso Bezerra), Canafistula (Alto do Rodrigues) e Mazda I e II (Ipanguaçu).

Lançado em 2004, o projeto foi executado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) e formou mais de 12 novos núcleos apícolas, capacitou apicultores, construiu quatro Casas de Mel e ampliou a usina-escola de beneficiamento de mel, instalada em Ipanguaçu. A atividade é comercializada através da Cooperativa que vende o mel para escolas, utilizado na merenda escolar, como também para as indústrias de balas e cosméticos, além do comércio local.

Serviço:

Evento: Inauguração da Usina de Beneficiamento de Mel

Data: 06/07/2011 (quarta-feira), às 15h

Local: Instalações da usina, localizada na BR-110, na comunidade de Sítio de Boa Água, Upanema (RN)

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -