segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Após o término da disputa de lances verbais – protagonizada por quatro grupos que fizeram 87 propostas - o consórcio vencedor anunciou a expectativa de ver o aeroporto funcionando durante a Copa de 2014.

“Agradecemos a oportunidade de sermos investidores do Rio Grande do Norte e vamos medir todos os esforços para que o aeroporto esteja funcionando já na Copa do Mundo de 2014”, declarou José Antunes Sobrinho, representante da Inframérica, formada pela união das empresas Engevix, do Brasil, e Corporación América, da Argentina.

O consórcio precisará correr, caso não queira causar frustrações. O cronograma previa até esta manhã que o aeroporto começaria a operar apenas em outubro de 2014, quase três meses após o término da competição. Atualmente, apenas as pistas de pouso e decolagem do aeroporto estão quase prontas.

Leilão Pioneiro

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND), por intermédio do Decreto n.º 6.373/2008. O lance mínimo era de R$ 51,7 milhões. Agora, o consórcio vencedor do leilão terá três anos para construir os terminais. O prazo para exploração é de 25 anos. O contrato, pioneiro no Brasil, poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos. Daí, então, o aeroporto retornará ao poder público.

A estimativa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de que o consórcio Inframérica invista cerca de R$ 650 milhões na construção dos terminais e na operação do aeroporto, cuja previsão de movimento deve chagar a 03 milhões de passageiros em 2014; 4,7 milhões em 2020; e 7,9 milhões em 2030.

O consórcio, além de construir os terminais de passageiros e cargas, com salas de embarque e desembarque, erguerá toda a área destinada à exploração comercial, como lojas e cinemas - além da manutenção do terminal.

À União caberá concluir a construção das pistas de pouso e decolagem, do pátio para as aeronaves e da torre de controle. Já ao Governo do RN caberá construir os acessos até o aeroporto pelas BR's 304 e 406.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -