quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os governos de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco vão elaborar planos de saneamento para todos os municípios tocados pela obra de transposição do Rio São Francisco. A proposta, que deverá ser encaminhada ao Ministério do Planejamento, foi apresentada pela governadora Rosalba Ciarlini em reunião convocada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com governadores, secretários de recursos hídricos e técnicos do governo federal para apresentação do plano de gestão de infraestrutura do projeto, nesta quinta-feira, 04, em Brasília.

A governadora do RN sugeriu que sejam reservados recursos para o esgotamento sanitário das populações que moram no percurso dos canais. O ministro Bezerra acatou a proposta e pediu que cada governador faça o levantamento das necessidades para que ele leve pessoalmente a demanda à presidente Dilma Rousseff. “Não podemos deixar que a obra da transposição, fundamental para o abastecimento humano, seja prejudicada pela falta do saneamento básico”, argumentou Rosalba, ressaltando que é preciso garantir água de qualidade e proteção ao meio-ambiente.

Rosalba aproveitou para cobrar a licitação do trecho do Rio Apodi/Mossoró, cuja inclusão no projeto foi feita através de emenda de sua autoria quando era senadora e relatora do projeto de transposição. A interligação do São Francisco ao Rio Grande do Norte será feita também pelo Rio Piranhas/Assu. Esse trecho já foi licitado. Diante do pedido da governadora, o ministro assegurou que até dezembro, a licitação desse outro trecho sairá. “Em janeiro deveremos anunciar a empresa contratada para o Apodi/Mossoró”, prevê o ministro, dizendo que na obra será investido R$ 1 bilhão.

O projeto do São Francisco vai garantir, prioritariamente, a oferta d’água desde grandes centros urbanos (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru), até centenas e médias e pequenas cidades do semi-árido e áreas do interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento sustentável.

Uma nova reunião do Ministro da Integração com os governadores será realizada no fim deste mês. Acompanharam a governadora neste primeiro encontro, o secretário de Recursos Hídricos, Jader Torres, e o diretor-geral do Instituto de Gestão de Águas do RN, Elias Alves Teixeira. Participaram os governadores Rosalba (RN), Ricardo Coutinho (PB) e João Lyra, governador em exercício de Pernambuco. O Ceara mandou o secretario de Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -