segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Iniciou-se nesta segunda-feira (15) a terraplenagem para início das obras do Estádio Arena das Dunas, base dos jogos do Mundial do Brasil em Natal. A área sul do Machadão, entre o portão 2 e a antiga creche Kátia Fagundes Garcia, onde será construído o campo, recebe máquinas que trabalham na limpeza da vegetação, a supressão vegetal. O processo faz parte do primeiro estágio de obras do Arena das Dunas, administrado pela OAS, e envolve 80 profissionais que trabalham direta e indiretamente na sondagem, parte elétrica, drenagem e planejamento.

De acordo com Charles Maia, diretor da empresa Arena das Dunas, 118 pontos de sondagem em relação à fundação foram feitos, mas apenas a área sul, mais importante para o estágio atual do projeto, foi concluída. Por esse motivo, a terraplenagem foi iniciada na área e a conclusão deve ocorrer em 45 dias, com a totalidade em 120 dias.

Para viabilizar as intervenções na área, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalhou na mudança de um poço de água situado no entorno do Machadão. Além disso, simultaneamente a terraplenagem, estão sendo feitos projetos executivos desenvolvidos por escritórios de São Paulo/SP, de acordo com Charles Maia.

O diretor explicou ainda que a demolição do Machadão – que contemplaria apenas 20% do total da obra – deverá acontecer após a emissão da licença geral, que viabilizará todas as instalações e ações das etapas seguintes.

Segundo o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, a concentração de esforços está no terraplenagem e “não haverá impacto no prazo final das obras”. Torres esclareceu ainda que a demolição será mecânica, com a retirada do concreto, trituração do material e reaproveitamento nas camadas de aterramento do novo estádio.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -