segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tenha muito cuidado com seu estresse: de acordo com um recente estudo, pais demasiadamente estressados podem deixar marcas duráveis no material genético de seus filhos.

De acordo com a pesquisadora norte-americana Marilyn Essex, da Universidade do Arizona, seus estudos confirmam a hipótese de que um cotidiano conturbado e estressante na infância pode provocar mudanças no DNA que se manifestarão na adolescência. “Essa é mais uma prova da importância dos primeiros anos e dos efeitos duradouros dos ambientes familiares durante a infância e na idade pré-escolar da criança”, afirmou.

As experiências foram realizadas com mais de cem adolescentes de 15 anos de idade, que forneceram amostras de DNA das células de suas bochechas. Os resultados da experiência foram comparados com dados coletados entre 1990 e 1991, com os pais dessas mesmas crianças. Os pais forneceram ainda informações sobre seus níveis de estresse, incluindo expressão frequente de raiva, estresse e depressão.

Níveis mais elevados de estresse relatados pela mãe durante o primeiro ano de vida de seus filhos foram relacionados com alteração do DNA de seus filhos, perceptíveis na adolescência. Os resultados também mostraram 31 casos que foram associados ao estresse dos pais durante os anos pré-escolares de seus filhos, enquanto as crianças tinham de três e meio a quatro anos e meio.

A pesquisa aponta ainda que os níveis de estresse da mãe têm efeito tanto nos meninos quanto nas meninas, porém os níveis de estresse do pai afetam mais fortemente às filhas. Esses resultados apoiam pesquisas anteriores que mostram que a ausência da figura paterna está associada ao início mais precoce da puberdade e a difíceis traços temperamentais em meninas.

Para maiores informações sobre o estudo, acesse o artigo em inglês.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -