segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Glauber Rocha, você certamente sabe quem é: célebre cineasta brasileiro, amplamente conhecido em todo o Brasil, e também no Exterior, por sua curta e fecunda carreira. Morreu jovem, aos 42 anos.

José Sarney, sem dúvida, você também conhece: político maranhense de longeva carreira, ex=presidente do Brasil e atual presidente do Senado. Aos 71 anos, e 57 anos de carreira política, é, pela quarta vez, presidente do Senado.

Há uma grande probabilidade de você saber que há 45 anos as trajetórias destes dois homens se cruzaram. Tal hipótese se baseia no número de acessos que o vídeo “Maranhão 66” já teve no YouTube: somando-se todas as cópias que encontrei são quase 200 mil visualizações.

Trata-se de um curta, de pouco mais de 10 minutos, que mostra a posse de Sarney como governador do Maranhão no ano de 1966. Nele, uma imensa multidão o aclama. Nele, o jovem Sarney fala que o povo maranhense já não mais suportava, em um Estado tão rico e cheio de potenciais, conviver com “a miséria, com a angústia, com a fome, com o desespero e a com as políticas que não levam a lugar nenhum”.

Quase cinco décadas depois do muito bonito discurso, o que mudou no Maranhão? Nada. Continua sendo o Estado brasileiro com os mais vexatórios indicadores sociais do Brasil.

No curta de Glauber, que pode ser conferido abaixo, milhares de olhos repletos de esperança se alimentam de promessas vazias. Infelizmente, um expediente comum no Brasil pré e pós 66.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -