quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A aproximação com o mês de outubro está causando barulho em Assú. E não falo do Assufolia, do aniversário da cidade ou do Campeonato Brasileiro de Volley. Refiro-me à política.

Xadrez: raciocínio e lógica
Como o dia 07 de outubro é o limite para quem pretende disputar as eleições de 2012, mudanças e filiações partidárias estão ocorrendo aos montes. E devem continuar a ocorrer neste ritmo durante os próximos dias.

Dentre estes movimentos de saída e de chegada, a desfiliação de Odelmo de Moura Rodrigues do PMDB talvez tenha sido o mais previsível. Sabe-se há tempos de sua insatisfação no partido.Também era certo que seu destino fosse o PSD. A aprovação do registro nacional da legenda abriu brecha para que os descontentes deixassem seus partidos sem perigo de perderem seus mandatos, possibilitando uma transição sem prejuízos.

A filiação de Patrício Júnior ao PMDB também era aguardada pelos que acompanham a política assuense. Danúbio no PTB? Alguns apostavam em outras legendas, mas a filiação não pode ser considerada uma surpresa.

Surpreendente mesmo, pelo menos para mim, foi a filiação de Vieirinha ao partido de Henrique e Garibaldi.

Na verdade, independente do quanto procuremos nos informar sobre os bastidores políticos, a única grande certeza que podemos realmente ter sobre os últimos dias e os próximos 08 é que eles serão cruciais para as próximas eleições.

A política se assemelha a um jogo de xadrez, onde o silêncio e a capacidade de previsão de jogadas do adversário são grandes trunfos. Os movimentos já realizados e os que ainda hão de se realizar foram cuidadosamente planejados, pensados e repensados com antecedência por seus protagonistas. E cada um deles está recheado de significados. Uns poucos poderão em breve ser decifrados com clareza. A maioria, no entanto, só será, de fato, desvendada no próximo semestre, às vésperas da campanha. Os bons jogadores não antecipam seus movimentos. Alguns costumam blefar.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -