terça-feira, 6 de setembro de 2011

“A noção de que o Brasil está na vanguarda de um grupo de países emergentes a caminho de se tornarem superpotências econômicas é tão amplamente aceita que já se tornou banal”. Assim a revista inglesa The Economist inicia uma matéria em que, na intenção de colocar à prova se o Brasil é ou não é uma nação de “vanguarda”, compara os dados econômicos de cada um de seus 27 Estados e Distrito Federal com países.

Os dados escolhidos para referência foram o Produto Interno Bruto (PIB), o PIB per capita e a população.

Independente de o estudo ter ou não fundamento, ele revela questões curiosas. Alagoas, por exemplo, descrito como “um Estado do Nordeste atualmente mais famoso por sua taxa de homicídio do que por suas magníficas praias”, teria o mesmo PIB por pessoa que a China, nação que mais cresce no mundo.

Ele também sugere que mesmo os Estados relativamente ricos no sul e sudeste tem algum caminho a percorrer antes que possam ser comparados com as ricas nações do hemisfério norte. O Rio Grande do Sul, por exemplo, tem o PIB por pessoa e próximo ao do Gabão.

Sobre o RN

De acordo com a The Economist, o Rio Grande do Norte seria a Jamaica, quando o assunto é o PIB: estimado em 13,9 bilhões de dólares para ambos, em dados de 2008. A Jamaica, país caribenho, tem sua economia baseada na produção agrícola e de minerais, além da atividade industrial e do Turismo .

No que diz respeito ao PIB per capita, a comparação é preocupante. O RN, com seus 4.471 dólares por cabeça, se assemelharia à Macedônia, país que até o início da década de 1990 integrava a Iugoslávia Socialista e que tem sua economia prejudicada por sanções econômicas, guerras e genocídio.

Por fim, o país cuja população mais se assemelha ao do RN em termos de população seria a Albânia, que tem apenas 100 mil habitantes a mais que o Rio Grande do Norte, atualmente habitado por 3,1 milhões de pessoas.

Para ler a matéria em detalhes (em inglês), clique aqui.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -