segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Nesta terça-feira (22) a prefeitura de Ipanguaçu realiza uma grande campanha de combate à hipertensão arterial, denominada “Ipanguaçu no combate a hipertensão”. Além de receber atendimentos via secretaria municipal de Saúde, a população poderá participar de debates, palestras e terá à disposição diversos outros serviços.  As atividades serão desenvolvidas no Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, a partir das 07:30 horas, no centro da cidade.

Em Ipanguaçu, dados revelam que mais de 777 pessoas tem problemas com a hipertensão arterial, o maior fator de risco para doenças cardiovasculares, principais causas de morte no Brasil. Essas pessoas são acompanhadas por equipes medicas da saúde municipal.

“A campanha vai alertar sobre os perigos da hipertensão arterial e de seus efeitos negativos sobre o coração, cérebro e rins. Nosso principal objetivo é fortalecer o atendimento e o trabalho de prevenção, controle e combate à hipertensão arterial, de forma que possamos sensibilizar a população quanto aos cuidados com a saúde e, consequentemente, possibilitar o tratamento para os casos detectados”, explica a coordenadora e Assistente Social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Valéria Faustino.

A coordenadora adianta os temas das palestras a serem ministradas na ocasião: Hipertensão arterial; As reações adversas dos medicamentos; Dieta saudável para a hipertensão e Atividade física no combate à hipertensão. “Também avaliações havérá aferição de pressão arterial, avaliação de cardiologista, eletrocardiograma e ecocardiograma, entre outras ações”, enumera Valéria.

Hipertensão arterial – ou pressão alta – ocorre quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar se dá acima do normal, sendo rotineiramente maior ou igual à 14 x 9. Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração – como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins. Também podem ocorrer alterações na visão, levando à cegueira.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -