terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Foto: Agência Brasil

Mobilizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), estudantes montaram acampamento na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (6) para reivindicar aumento dos investimentos em educação. A intenção é reunir pelo menos 300 pessoas no entorno do Congresso Nacional até o próximo final de semana.

O nome do movimento é Ocupe Brasília, claramente inspirado pelo norte-americano Occupy Wall Street, que pede melhor distribuição de renda nos Estados Unidos da América. O principal objetivo do movimento estudantil é incluir no Plano Nacional de Educação (PNE) a meta de investimento mínimo de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para os próximos dez anos. Atualmente, o país aplica cerca de 5% do PIB em educação e pretende investir 8% a partir de 2012, segundo relatório divulgado na segunda-feira (5).

“Para a gente, 8% do PIB são insuficientes. O Brasil ultrapassou a Itália e já é a sétima economia do mundo, nos próximos anos vai ser a quinta. Mas, nos rankings internacionais, como o da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) ficamos em 88° na qualidade da educação. Apesar da crise internacional, o Brasil cresce acima da média mundial. Entendemos que esse é o momento para combater as desigualdades educacionais historicamente instituídas”, defende o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Além do aumento dos investimentos para a educação, o movimento vai defender a inclusão da meia-entrada para estudantes na Copa do Mundo de 2014 e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. Todos esses assuntos estão em debate atualmente no Congresso Nacional.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -