quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Instituto Índice, que há mais de 25 anos realiza pesquisas no Rio Grande do Norte e em estados vizinhos, esteve em Ipanguaçu nos últimos dias 10 e 11 de dezembro. Na ocasião, realizou 541 entrevistas sobre intenção de voto para as eleições do próximo ano.

Os locais pesquisados foram:

Arapuá, Conjunto Lula, Pataxó, Conjunto Pedrinhas, Maria Romana, Itu, Frei Damião, Picadas, Ubarana, Centro, Base Física, Olho D’água, Língua de Vaca, Luzeiro, Tabuleiro Alto e Nova Descoberta.

Recebi por e-mail uma amostra da pesquisa, cujo relatório mais detalhado será divulgado nesta sexta-feira (23).  O resultado, você confere abaixo:

Questão 1 – Em quem votaria para prefeito de Ipanguaçu nas eleições do próximo ano? (Espontânea)
Opinião
Frequência / N. A.
%
Leonardo
206
38,1
Rizomar
97
17,9
Rosimar
5
0,9
Zé de Deus
1
0,2
Lutércio de Itajá
1
0,2
Branco / Nulo
11
2,0
Nenhum / Não vou votar
4
0,7
Não sabe / Não respondeu
216
39,9
Total
541
100,0


  
Questão 2 - Em quem votaria para prefeito de Ipanguaçu nas eleições do próximo ano? (estimulada com os nomes: Leonardo do PT e Rizomar do PMDB)
Opinião
Frequência / N. A.
%
Leonardo do PT
265
49,0
Rizomar do PMDB
150
27,7
Branco / Nulo
13
2,4
Nenhum / Não vou votar
12
2,2
Não sabe / Não respondeu
101
18,7
Total
541
100,0


Considerações

Nesta quarta-feira (21) recebi dados de uma pesquisa da Teledata, também sobre Ipanguaçu. Comentei, inclusive, no Panorama do Vale (Rádio Princesa do Vale). Os números apontados pela empresa assuense são bem diferentes dos acima publicados, apresentando empate técnico na espontânea, com desvantagem para o prefeito na estimulada.

Conheço ambas as empresas. A Índice realiza pesquisas para veículos de comunicação de Natal, tais como Diário de Natal, O Jornal de Hoje, TV Ponta Negra e algumas rádios. É referência também na Paraíba. É um instituto de credibilidade. A Teledata, por sua vez, goza de prestígio no Vale do Açu e, ano após ano, os números que aponta no período eleitoral tem batido com os das urnas.

Como explicar, então, tamanha diferença entre os resultados apontados por cada uma? Bom, os locais pesquisados pelos dois institutos são praticamente os mesmos. A grande diferença entre as pesquisas é o número de entrevistados. A Teledata pesquisou um universo bem menor: 196 entrevistas, contra 541 entrevistas realizadas pelo Índice. Naturalmente, os resultados tendem a se diferenciar, como, de fato, ocorreu.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -