quinta-feira, 26 de abril de 2012




O paraibano Ruy Pereira, ex-secretário estadual da educação, foi homenageado hoje (26) pela Assembleia Legislativa, em uma Sessão Solene in memorian para entrega de título de cidadão potiguar. A iniciativa foi do deputado Fernando Mineiro (PT): “Muitas pessoas pensavam que Ruy era filho do Rio Grande do Norte, tamanha a sua dedicação ao nosso estado”, disse o parlamentar. “A série de ações implementadas por Ruy em Serra Negra foi inédita no Rio Grande do Norte. Nunca conheci alguém com tamanho entusiasmo em fazer política, em pensar no coletivo. Por isso sua história deve ser lembrada, para que sirva de exemplo a outros políticos”.

Uma placa marcando a homenagem foi entregue por Mineiro à Artur Brito dos Santos, filho de Ruy Pereira. Estiveram presentes ao Plenário familiares do homenageado, como os irmãos Ari Pereira dos Santos e Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo, e os deputados Tomba Farias (PSB), George Soares (PR), Fábio Dantas (PHS), Getúlio Rêgo (DEM), Hermano Morais (PMDB) e Márcia Maia (PSB), que presidiu a Sessão.

Biografia

Ruy Pereira – vítima de acidente de carro em 2011, aos 60 anos – iniciou sua vida pública militando na política estudantil em Caicó, como presidente da Casa do Estudante, nos anos 60. Foi prefeito de Serra Negra do Norte e disputou o Governo do Estado em 2002, pelo PT. Foi também professor da Universidade Federal de Pernambuco e secretário adjunto de Saúde do Recife na administração Jarbas Vasconcelos.

Ruy teve importante passagem como secretário estadual de Saúde e ocupava o cargo de secretário estadual de Educação quando faleceu. Entre as homenagens já recebidas, destacam-se o título de Cidadão Natalense (in memorian) e a escolha do seu nome para denominar o antigo Itorn, hoje chamado de Hospital Estadual Ruy Pereira.

Médico sanistarista, Ruy Pereira dos Santos desenvolveu obras pioneiras em Serra Negra do Norte. Instalou uma usina de reciclagem autossustentável, cobriu 48% da cidade com rede de esgotamento sanitário e construiu casas populares. Um complexo com dez barragens ao longo do Rio Espinhara perenizou o canal. Hoje, acumula para os cidadãos 12 milhões de metros cúbicos em 30 quilômetros de extensão no sentido oeste/leste com o objetivo principal a fixação do homem no campo.

Com as obras, Ruy Pereira queria "Mostrar que é possível, trabalhando com seriedade e competência, mudar este país. Que é possível para as comunidades, mesmo pobres, traçarem seu próprio destino", segundo suas palavras na época.

Influenciado por uma experiência surgida na França nos anos 30 e implantada com sucesso pelo ex-presidente François Mitterrand, Ruy Pereira criou a Casa Familiar Rural para os filhos de agricultores que não têm condições financeiras ou não querem sair de perto da família para complementar os estudos em centros maiores.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -