quinta-feira, 26 de abril de 2012



Comemora-se neste dia 26 de abril o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a data tem por objetivo conscientizar à população sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a pressão alta, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Rio Grande do Norte a hipertensão arterial atinge a cerca de 22,1% da população com mais de 18 anos de idade, o equivalente a 485.581 pessoas.

Entre as consequências de uma pressão alta mal tratada, destacam-se o acometimento de derrames cerebrais, doenças cardíacas, insuficiência renal e até mesmo cegueira.

Se na sua família há histórico de hipertensão arterial, não se descuide: você faz parte do grupo de risco e pode desenvolver esta condição. As pessoas com excesso de peso; as que não praticam atividades físicas; as que se alimentam mal; as que consomem muito sal; as que consomem bebidas alcoólicas e as diabéticas também apresentam um maior risco de serem hipertensas.

Sem Sintomas

A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta sintoma algum, o que é muito perigoso. Verificar a pressão regularmente é a única forma de se saber se a pressão está ou não elevada. Uma vez comprovada a doença, o hipertenso deve mudar seus hábitos alimentares e buscar levar uma vida mais saudável.

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -