segunda-feira, 7 de maio de 2012


- O Globo: Socialista derrota Sarkozy e fala em recomeço na Europa
(Após 17 anos de domínio da direita na França, o socialista François Hollande impôs ontem uma derrota ao presidente Nicolas Sarkozy, que já fala em abandonar a política. Hollande celebrou a vitória com a promessa de “um novo começo para a Europa”. Anunciou que apresentará um pacto de crescimento aos líderes do continente, começando pela Alemanha, defensora da contenção de gastos. As urnas também devem mudar o rumo da gestão da crise na Grécia. Resultados parciais indicam uma grande fragmentação do Parlamento. Para economistas, os resultados das eleições vão provocar mais incertezas nos mercados globais. As bolsas asiáticas já abriram em queda)

- Folha de São Paulo: França elege presidente socialista
(O socialista François Hollande, 57, foi eleito ontem o novo presidente da França. No segundo turno das eleições, ele derrotou o atual presidente, Nicolas Sarkozy, de centro-direita, que buscava a reeleição. Hollande recebeu 52% dos votos, ante 48% de seu adversário, e assume na semana que vem para um mandato de cinco anos. Os socialistas não ocupam a Presidência francesa desde 1995, quando François Mitterrand deixou o cargo)

- O Estado de São Paulo: Após 24 anos, França elege socialista
(O discurso de defesa do crescimento econômico em lugar da austeridade devolveu ontem o poder na França aos socialistas, que não venciam eleições presidenciais havia 24 anos. Em votação apertada, o candidato do Partido Socialista François Hollande recebeu 51,7% dos votos, derrotando Nicolas Sarkozy, primeiro chefe de Estado francês em três décadas a não conseguir uma reeleição. Em um discurso sóbrio, Hollande disse que sua missão será levar a mensagem das urnas na França a toda a União Europeia. O vencedor toma posse no dia 15. Na primeira viagem como presidente, vai se encontrar com a chanceler alemã Angela Merkel, principal defensora da austeridade como receita contra a crise)

- Correio Braziliense: Os sem-direção
(1.671 motoristas tiveram a carteira de habilitação suspensa, no DF, entre janeiro e março de 2012, um acréscimo de 72,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O Detran também cassou de 40 pessoas o direito de dirigir. Esse número é 42,8% maior do que o registrado nos três primeiros meses de 2011. Os motivos? A maioria das cassações deve-se à reincidência na prática de dirigir embriagado)

- Valor Econômico: Juro baixo traz cenário inédito para aplicações
(O ataque frontal aos bancos e o uso das instituições financeiras públicas para forçar a concorrência bancária não deixaram dúvidas no mercado sobre a forte disposição do governo de perseguir taxas de juros estruturalmente menores. Removido o último obstáculo, a remuneração fixa da poupança, abre-se um cenário inédito no mundo das aplicações financeiras. Nele, a época em que o brasileiro podia colocar tudo o que tinha em um investimento conservador e ainda assim contar com gordos rendimentos deve ficar na memória)

- Estado de Minas: Minas de contrastes
(Desigualdades econômicas e sociais entre cidades mineiras fazem do estado um fiel retrato do Brasil. O Estado de Minas mergulhou nos dados do Censo 2010, divulgados pelo IBGE, e se deparou com extremos que vão do pleno emprego a taxa de desocupação acima de 20%. Enquanto em muitos municípios a maioria dos lares está equipada com bens de última geração, outros nem chegam a ter 1% dos domicílios com telefone. Aliás, há os que ainda esperam até água encanada)

- Jornal do Commercio: Melhor para o Leão (Pernambuco)

- Zero Hora: Ensino e emprego seguram os jovens no interior do Estado (Rio Grande do Sul)
(Educação de qualidade e economia forte reverteram tendência de migração: em 30 anos, caiu de 48% para 33% o número de moradores da Capital procedentes de outras cidades)

Comente!

Mais lidos da semana

Siga este blog

Arquivo

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © 2013 Rodrigo Medeiros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan | Distributed by Rocking Templates -